sexta-feira, 14 de junho de 2013

Jane Eyre - Charlotte Brontë - Trechos 3

"Admito que, neste instante, sou pouco melhor do que um demônio."

"Com estrondo, a torrente se despejou sobre mim. A absoluta consciência da minha vida destroçada, do amor perdido, das esperanças acabadas, da fé assassinada, tudo isso me envolveu e me engoliu, como uma massa enorme. É imposível descrever a amargura desse instante."

"Se pudesse morrer agora, sem dor, seria bom para mim... Assim, evitaria ter de destroçar meu próprio coração..."

"A louca é tão sedutora quanto malígna."

"... Minha esperança... meu amor... minha vida!"

"Adoravam aquele cenário com todo coração. Eu compreendia tal sentimento, sua força e verdade. Percebia o fascínio daquele lugar, a natureza de sua solidão."

"- Um pequeno espaço foi concedido para o delírio e a fantasia. Encostei o rosto no seio da tentação, pousei a nuca, por vontade própria, sobre seu buquê de flores. Testei de seu cálice. O colo queima. Há uma vespa no buquê. O vinho é amargo. Suas promessas são vãs, o que ela oferece é falso. Tudo isso eu vejo e sei."

"... Sei que ela é ignóbil: mera febre da carne e não, posso lhe garantir, uma verdadeira convulsão da alma... Reconhece-me como quem realmente sou: um homem frio e duro."

Nenhum comentário:

Postar um comentário